Nova visão de contencioso na advocacia

Com a entrada em vigor do Código de Processo Civil e com o avanço do processo digital, a advocacia responsável se tornou o principal símbolo para o futuro. A agilidade e a rapidez na tramitação de um processo judicial exigem que o advogado atue com mais ponderação e parcimônia, tanto em relação aos pedidos formulados versus o risco de sucumbência, como  ao uso dos recursos disponíveis na legislação processual versus a incidência de juros de 1% ao mês e correção monetária do valor devido.

O principal impacto desses avanços legislativos certamente foi inclusão eficaz de meios alternativos de solução de conflito também ao longo da ação, tornando o processo judicial uma mera porta de entrada para a solução do litígio, tendo como benefício a redução considerável dos processos judiciais em andamento com a efetiva solução da questão posta.

Outro aspecto importante nesse contexto refere-se à resolução de conflitos. Todo e qualquer meio de mediação (seja judicial ou extrajudicial) ganhou força nesse novo cenário, pois atualmente não é mais vantajoso, tampouco eficaz, aguardar o término do processo judicial para se executar o bem da vida pleiteado.

Além disso, em linha com a evolução tecnológica, novas ferramentas como o SNIPER (Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos) tornaram a busca de bens muito mais célere e eficaz, evitando a ocultação de ativos que antes era tão comuns pelos devedores contumazes.

Nesse sentido, o impacto na advocacia contenciosa foi exponencialmente positivo, tornando-a mais efetiva e responsável, com resoluções mais rápidas.

Ressalta-se que o Porto Lauand Advogados tem como foco principal a orientação responsável de seus clientes, não apenas salientando os pontos positivos e negativos da relação jurídica, mas sugerindo a melhor solução para o conflito, principalmente em razão desse novo perfil dos processos judiciais.